sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Cromoterapia como recurso terapêutico


Olá pessoal ! Com alegria super colorida,  hoje trago para vocês informações sobre uma excelente ferramenta natural  que possui efeitos fisiológicos e emocionais, capaz de proporcionar o equilíbrio do nosso organismo : A cromoterapia ou  tratamento cromoterápico.




A cromoterapia é a ciência que usa as cores  para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções (Sui ,1992). A cromoterapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito Antigo, como também na Índia, na Grécia, na China onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas por experimentações constantes e verificações de resultados.

Atualmente verifica-se  a cor de ambientes mais adequados para estudos, trabalhos, hospitais, crianças, etc. A cromoterapia, através de suas cores energéticas, favorece  o equilíbrio, propiciando a cura. 

No tratamento cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de equilíbrio ou harmonização, como luz do espectro solar e as  lâmpadas coloridas.

Na pesquisa sobre o assunto  que foi uma  tese de mestrado de Flávio Calazans (2004), com 16 especialidades de patologias, foram entrevistados 22 mil médicos, 5 mil enfermeiros-padrão e 15 mil pacientes hospitalares internados, cobrindo 60 hospitais de cidades com mais de 500 mil habitantes por todo Brasil, obtendo resultados surpreendentes. Nela, 95% dos médicos acreditam que as cores usadas no ambiente hospitalar podem ajudar no reestabelecimento do paciente.




Vamos entender então, sobre as cores e seus efeitos fisiológicos e emocionais nos pacientes:

Vermelho: Não é indicada para portadores de insuficiência cardíaca. Efeitos Fisiológicos: Vitalizadora do sangue, dos tecidos e do sistema esquelético do corpo, superestimula o sistema nervoso, estimula emoções e auxilia na recuperação de cansaço e enfraquecimento geral. Efeitos Emocionais: Perturba o equilíbrio de pessoas “normais”, produz o nervosismo, estimula o mau temperamento, produz fortes dores de cabeça, produz a morbidez.

Laranja: Indicado para depressivos ou pessoas com disritmia. Efeitos fisiológicos:Aumenta a vitalidade do sistema nervoso, acelera o metabolismo ósseo, auxilia nas doenças renais e da bexiga, e na constipação. Efeitos emocionais: Inquietação .

Amarelo: Indicado para hepatite e doenças do baço e medula óssea e para trabalhos intelectuais. Efeitos fisiológicos: Influencia no sistema nervoso simpático e parassimpático, aumenta a pressão arterial e auxilia no fortalecimento à saúde dos tecidos, órgãos e ossos. Efeitos Emocionais: Estimula a concentração. 

Verde: Indicado para ambientes hospitalares. Efeitos fisiológicos: Acelera o metabolismo hepático, incrementa a velocidade de cicatrização de tecidos em pós-operatório, baixa a febre e é destruidor ou decompositor de células doentes e mortas. Efeitos Emocionais: Tranquiliza o paciente perturbado e melhora o equilíbrio. 

Azul: Indicado para crianças e para pacientes maníacos e violentos. Efeitos fisiológicos: Diminui a pressão arterial, é calmante e anestésico suave, refrescante. Efeitos Emocionais: Reduz a ansiedade, o estresse, elimina a dor e induz ao relaxamento e ao sono. 

Branco: É uma cor neutra, não tendo efeito fisiológico e nem emocional. 

Rosa: Responde emocionalmente trazendo o amor fraterno. 

Violeta: é usado no tratamento de infecções graves, como sífilis. Não usar no tratamento de doenças respiratórias, pois ele estimulará o crescimento de vírus pulmonar. É usado nos EUA em banhos de luz contra a psoríase e dermatite, é usada também para o mau funcionamento da tireóide. 
Efeitos fisiológicos: Anti-séptico, regenerador do sistema nervoso esgotado e estressado com fadiga prolongada e auxilia nos processos tumorais.

Mentes abertas, profissionais humanizados das Ciências da Saúde, buscam sempre discussões sobre métodos de cura alternativos, pois de fato eles podem auxiliar na saúde  fisiológica e emocional de todos nós. Existem muitos trabalhos de pesquisas sobre o assunto, com resultados comprovados cientificamente.

E brilhe saúde próspera para todos!

*Nota: O post não oferece aconselhamento médico e nem recomenda abandonar o mesmo, pretende apenas oferecer informações de natureza geral, de formas complementares e integrativas na busca do bem estar.

Bibliografia 

Calazans,Flávio: Cromoterapia: As cores . Dissertação de mestrado Usp, 2004. 

Luz, estimulação luminosa-efeitos adversos, Universidade Vale do Paraíba,Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento,sjcampos,2002. http://biblioteca.univap.br/dados/000000/000000A E.pdf

Márcia Luiza Trindade Correa/ Marlise Aparecida Bassani: Uma revisão sobre psicologia ambiental e humanização hospitalar através de aquários em hospitais, 2004. 

Revista “Intrigante”, novembro 2001; jornais Prana, Ganesha e Essência Vital em 2000.

Sui,Mestre Choa Kok, cura prânica avançada: Manual prático de cura prânica com cores; ed. ground, 5 edição, 1992.



Nenhum comentário:

Postar um comentário